Quando a brisa do inverno
varrer sua casa,
aprenda a voar
com as próprias asas.

Quando as flores
forem poucas,
aprenda a costurar
suas próprias roupas.

(Aldemir Assunção)



Este espaço se destina a expor no mundo virtual as "artes" que eu gostaria de mostrar ao vivo para as pessoas. Todas as peças foram criadas por mim (não consigo fazer seguindo as instruções; sempre sai diferente --muito ar no zodíaco explica o fenômeno). Quem quiser instruções, é só mandar um e-mail para rosezig@gmail.com.


sábado, 6 de novembro de 2010

A arte de bordar

Pedi para meu marido (companheiro há duas décadas e já acostumado a viver em meio linhas, botões, agulhas e alfinetes) que descrevesse como ele vê a atividade do meu grupo de bordado -- as queridíssimas Mãos de Aridne. O resultado foi um texto primoroso!

Ninguém sabe ao certo quando um de nossos antepassados usou a agulha de osso e a linha de tripa para produzir, pela primeira vez na história, um artesanato têxtil de finalidade exclusivamente estética: o bordado. Não existe prova arqueológica que determine quem, quando, onde e como foi criada a arte de bordar. Mas é lícito fazer duas suposições. A primeira: essa artesã ancestral era uma mulher. A segunda: ela provavelmente não trabalhou sozinha por muito tempo.
Fácil de ensinar e de aprender, a tarefa faz mais sentido quando compartilhada. Bordar a sós é bom, mas bordar em grupo é infinitamente melhor. Dezenas de milhares de anos depois, é a (re)descoberta cotidiana do poder agregador do bordado que move o Mãos de Ariadne. Em atividade há cinco anos, esse coletivo de bordadeiras de São Paulo reúne dez mulheres de idades, formações e profissões diferentes. Nenhuma delas vive de bordar. Sua motivação é outra: elas bordam a vida.
Todas as peças criadas pelo Mãos de Ariadne celebram fatos marcantes da existência de cada integrante da equipe: o casamento de uma, o nascimento do bebê de outra, o sexagésimo aniversário da bordadeira-fundadora, tudo se transforma em histórias contadas com pano, linha e o afeto de vinte mãos – como a cortina de pássaros que dá boas vindas ao filho recém-chegado de uma das “Ariadnes”, projeto atualmente em andamento. Amadoras no melhor sentido da palavra, as artesãs não obedecem a uma hierarquia interna nem se prendem a cronogramas ou estilos de bordado. Liberdade de criação e de escolha oxigenam essa micro-organização em rede. Suave e solidariamente, tudo funciona.
O grupo acredita no bordado como antídoto para males contemporâneos que envenenam as relações interpessoais. Contra a produção massificada e descartável, a criação perene e personalizada. Numa era de individualismo exacerbado, o elogio ao empenho coletivo. Diante de um ritmo de vida alucinante, a paciência para respeitar o tempo de que cada projeto precisa para ficar perfeito. Numa sociedade impiedosa na cobrança de resultados, a sabedoria de saborear os processos – maior do que o prazer das bordadeiras em concluir uma peça é o enriquecimento mútuo das mulheres interagindo em volta da mesa de trabalho. Ali se faz mais do que ornamentar tecidos: ali as “Ariadnes” arrematam o aprendizado da convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário